8 Jeitos de Mudar o Mundo

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Profissionais recebem Instrução para Atendimento à Mulher em situação de violência em Guarapuava


Conhecer o ciclo de violência, a forma que ela se dá, a legislação existente para combatê-la e como atender as vítimas é essencial para todos os profissionais da segurança, da saúde, da educação e da assistência social. Por isso, a Secretaria de Políticas para Mulheres realizou nos dias 5 e 6, no Auditório da Faculdade Guairacá, a Instrução para o atendimento à mulher em situação de violência. “Muitas vezes uma criança comenta com a professora que a mãe sofreu violência, ou a mulher vai repetidamente ao posto de saúde com muitas queixas. A violência doméstica está mais presente na nossa realidade do que se tem ideia e isso não é responsabilidade apenas do profissional da segurança, mas de todos os envolvidos na rede”, alerta a Tenente Luci Belão, palestrante na abertura da Instrução nesta quinta-feira (05).
Na ocasião, foi lançada uma cartilha com o fluxo de atendimento, orientações, a função de cada entidade integrante da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher de Guarapuava e uma lista de contatos para agilidade e eficácia no atendimento. Esse material foi estudado durante a Instrução e será também, posteriormente, distribuído a todos os profissionais envolvidos na Rede.
Instrução reúne 18 municípios da região

Desde março, Guarapuava foi escolhida como cidade polo da região sul no enfrentamento à violência contra a mulher, por isso o evento conta com a participação de profissionais de 18 municípios. Durante a Instrução, a vice-prefeita reuniu-se com os representantes de cada cidade para realizar um mapeamento de todos os serviços de combate à violência e amparo à mulher que existem na região. Essa política é amparada pelos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM), especificamente os atendem aos direitos das mulheres, os que se destacam são: Objetivo 2 (Educação Básica de qualidade para todos) , 3 (Igualdade entre sexos e valorização da mulher) e 8 (Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento).

Nenhum comentário:

Postar um comentário