8 Jeitos de Mudar o Mundo

terça-feira, 30 de dezembro de 2014

Ceasa Amiga de Cascavel é destaque no Paraná


O trabalho do Banco de Alimentos Ceasa Amiga de Cascavel foi destaque, neste sábado (27), na imprensa local (Jornal Hoje), colocando a cidade como líder estadual na luta contra o desperdício de alimentos. Somente neste ano de 2014, o programa em Cascavel reaproveitou e distribuiu mais de 1.200.000 quilos de alimentos, evitando que esses produtos ainda em condições de consumo fossem para o lixo.

“É um número surpreendente de alimento que é reaproveitado. Em vez de serem descartados, esses alimentos que ainda estão em condições de consumo, mas talvez com uma aparência já não atrativa ao consumidor, são reaproveitados e utilizados para alimentar centenas de pessoas carentes. É um trabalho muito bonito, realizado pela equipe da dona Nena, estão todos de parabéns por esses resultados”, ressalta o prefeito Edgar Bueno.

O programa em Cascavel é mantido pelo Provopar, desde 2001, quando foi firmado um convênio entre Município, Ceasa/PR e Provopar para dar início ao serviço de reaproveitamento dos alimentos fornecidos atualmente a mais de mil entidades por ano. No Paraná, o Ceasa (Central de Abastecimento de Alimentos S.A) conta com cinco unidades atacadistas, que possuem os seus bancos de alimentos. O programa em Cascavel é lider no reaproveitamento, ficando à frente da capital Curitiba, que neste ano coletou 891.390 quilos; em terceiro lugar na coleta está Londrina (793.832); seguida de Maringá (679.229) e Foz do Iguaçu (394.966).

O Ceasa Amiga de Cascavel distribui mensalmente mais de 100 toneladas de alimentos a entidades do município. E o excedente ainda é distribuído a famílias carentes nos bairros. De acordo com a coordenadora do Programa em Cascavel, Elvina Maria Loeff, conhecida como dona Nena, quase tudo que é coletado é aproveitado. “Nossa perda de alimentos é muito pequena, de tudo que coletamos é jogado fora apenas 10%. Alguns alimentos reaproveitamos 100%, distribuímos frutas, legumes às entidades; alguns dos produtos, mais maduros, já utilizamos para fazer polpa de suco e polpa de tomate para molho, evitando um maior desperdício”, destaca.

Dona Nena afirma que o trabalho realizado no Banco de Alimentos é gratificante. “É muito bom saber que o nosso trabalho alimenta muitas pessoas carentes da cidade. É isso que faz ser Natal todo dia aqui no Ceasa Amiga. Agradeço a toda a equipe que trabalha comigo, pela dedicação. Agradeço também a dona Lorita Bueno que foi a idealizadora do projeto em Cascavel e ao prefeito Edgar Bueno que sempre nos dá a atenção necessária”.

Esse projeto é compatível com a ODM 1, ajudando a combater a fome.

Fonte:http://www.cascavel.pr.gov.br/noticia.php?id=25439

Nenhum comentário:

Postar um comentário