Estimular a prática da atividade física para a população é o objetivo do projeto que resultou na instalação, em março, de quatro Academias da Terceira Idade (ATI) em São José dos Pinhais. O projeto é uma parceria entre a prefeitura do município e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O Movimento Nós Podemos Paraná apoia a iniciativa, por meio do núcleo local de São José dos Pinhais.
Segundo a Associação dos Aposentados e Pensionistas de São José dos Pinhais o município possui cerca de 40 mil idosos. "Queremos criar espaços adequados para o convívio dos idosos, o que ajuda a melhorar a autoestima e combater doenças como depressão, estresse, artrose, diabetes", diz a articuladora do Movimento Nós Podemos Paraná na cidade e idealizadora do projeto, Viviane Melo.
Foram inauguradas academias no Parque da Fonte, no Ginásio de Esportes Santos Dumont II, na praça Verbo Divino e na Borda do Campo. "Estamos buscando parcerias junto às indústrias para construirmos novas unidades", explica Viviane.
O trabalho colabora para com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio: Qualidade de Vida e Respeito ao Meio Ambiente (Objetivo 7) e Todo Mundo trabalhando pelo Desenvolvimento (Objetivo 8). A academia é aberta a toda população, mas os idosos contam com atendimento específico realizado por professor de educação física em dias e horários pré-determinados.
Uma equipe multidisciplinar é responsável por uma avaliação a cada dois meses dos idosos que freqüentam a academia. Fazem parte da avaliação uma análise do histórico individual, testes de glicemia e controle da pressão arterial.
Movimento - Os ODM são metas estabelecidas pela ONU para priorizar a eliminação da fome e extrema pobreza até 2015. O Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pela Fiep, foi criado em 2006 para sensibilizar e mobilizar a sociedade com o objetivo de contribuir para desenvolvimento local. O desafio do Movimento é antecipar o cumprimento das metas dos ODM para 2010.
http://www.fiepr.org.br/nospodemosparana
Este blog é um meio para divulgar as práticas em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio(ODM) que acontecem no Paraná. Os 8 jeitos de mudar o mundo são um conjunto de macro-objetivos, a serem atingidos pelos países até o ano de 2015, por meio de ações concretas dos governos e da sociedade. “Precisamos, mais do que nunca, do engajamento dos voluntários para que o nosso desejo de um mundo melhor para todos se transforme em realidade.” Kofi Annan, Secretário-Geral da ONU
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário