8 Jeitos de Mudar o Mundo

segunda-feira, 25 de março de 2013

Seminário Multiplicação Voluntária acontece em Paranaguá

Diversas instituições e representantes setoriais estiveram presentes no encontro que tratou do tema voluntariado, proposta do Centro de Ação Voluntária (CAV) e Nós Podemos Paraná, na quarta-feira (20).

Estiveram presentes aproximadamente 100 pessoas, entre representantes do empresariado, poder público do terceiro setor e sociedade civil no Colégio José Bonifácio para dialogar e tirar dúvidas sobre voluntariado e a criação de um Centro de Ação no Voluntária no município.


A proposta de realizar encontros para tratar do tema voluntariado em mais de cinco seminários municipais, é dar continuidade as ações propostas 4.º Congresso Nós Podemos Paraná em 2011 e surgiu da estabeleceu parceria celebrada entre Centro de Ação Voluntária e Nós Podemos Paraná num projeto com patrocínio da Fundação Itaú Social.

No litoral, o evento foi articulado para acontecer em Paranaguá em parceria com Colégio, Brazil Foods (BRF), Plant Bem e contou com a presença e apoio de representante da Prefeitura, IDEM, CRA, Polícia Civil, Marketing Cidades e Folha do Litoral atuantes no Nós Podemos Paranaguá que mobiliza ações em prol dos ODM.

Durante a fala de abertura, João Frederico Souza iniciou lembrando da importância de articulação em rede na promoção do trabalho voluntário “Todos esses representantes buscam ampliar seus trabalhos e, para isso, contam com o apoio imprescindível dos voluntários. Na medida em que é planejado, o voluntariado transformador pode oportunizar caminhos que complementam ações públicas e privadas para o desenvolvimento sustentável.

Para o Secretário de Planejamento de Paranaguá, Alcídio Pereira Bittencourt, que lembrou dados da ONU sobre aglomerado subnormais “É preciso efetivamente agir em várias áreas e, a Prefeitura de Paranaguá esta disposta a contribuir com os ODM e fortalecer ações que estimulam o voluntariado". 

Durante a programação do evento que foi facilitada pelos representantes do Centro de Ação Voluntária de Curitiba, Caroline Mendes e Lurdinha Drabik além do propósito de criar o CAV em Paranaguá, foram observadas as questões relativas ao histórico e atuação de instituições e pessoas voluntárias, ferramentas e oportunidades. A BRF apresentou case de ações e como é feito trabalho de voluntariado corporativo do Instituto BRF.


Para Marize, responsável do RH e Instituto BRF em Paranaguá. “Reunir colaboradores e familiares é um passo importante e a BRF participa do desenvolvimento social de Paranaguá por meio de ações com a comunidade” destaca.

O coordenador do Nós Podemos Paranaguá, Gustavo Sampaio, destacou a importância da substancial participação dos segmentos que atuam na causa no município, dentre os quais a Pastoral da Aids, Associação de Pais e Amigos do Vôlei, o Departamento Antidrogas da Guarda Municipal de Paranaguá, a União Geral dos Trabalhadores, o Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos, o Grupo de Teatro Educativo Bumba Meu Boi, Secretaria de Ação Social, Folha do Litoral e Rádio Ilha do Mel. 

“São todas instituições bem vindas e que ajudam no trabalho social que contribuem para melhoria da qualidade de vida e consequentemente para o alcance dos ODM em Paranaguá”, destacou o comunicador do Nós Podemos Paranaguá, Flavio Frota.

Um comentário:

  1. Descobri que há várias maneiras de participar e que só há vantagens para os participantes, muito bom !

    ResponderExcluir