8 Jeitos de Mudar o Mundo

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Sustentabilidade foi o assunto do fim de semana em Cascavel

Aconteceu em Cascavel no ultimo sábado (21) o "Primeiro Diálogo em Prol da Sustentabilidade". O evento tinha como objetivo envolver a comunidade na mudança de hábitos pensando sempre no Meio Ambiente.

A coordenadora do Centro da Juventude Jomar Vieira Rocha( local onde foi concentrada a maior parte da ação), Rosangela Golveia, diz que esse diálogo já vinha sendo pensado desde o começo do ano e que o fim do ano foi escolhido para que além de trabalhar as questões ambientais os alunos e educadores do Centro pudessem comemorar o ano de tantas vitórias.

Foto: Assessoria da Univel 
O dia 21 começou cedo e muito agitado. Logo de manhã a Univel (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas de Cascavel, instituição parceira do Colegiado Cascavel) por meio dos cursos de Tecnologia em Gestão Ambiental e Comunicação Social -  Jornalismo; a Itaipu e as lideranças do Bairro Interlagos realizaram a recuperação do rio que passa por duas comunidades atendidas pelo Centro: Melissa e Julieta Bueno. Foram plantadas em torno da nascente mudas de Pitangueiras e Pau-brasil.

Paralelamente a recuperação, os educadores junto com seus alunos pegaram suas luvas e sacos de lixo e saíram pelos bairros, batendo de porta em porta lembrando que os materiais de Logística Reversa não podem ser jogados no lixo doméstico e que durante todo o dia estariam recebendo óleo de cozinha usado, lâmpadas queimadas, remédios vencidos, baterias, pilhas e eletrônicos quebrados.
Foto: Jornal O Paraná
O salão comunitário do Bairro Melissa também foi beneficiado com a ção dos alunos do CJ. Além da instalação da rede elétrica na parte interna no salão, os alunos da Oficina de Grafite colocaram seus talentos em prática deixando o exterior do local mais colorido. Eles contaram com a ajuda da instituição de Toledo: Florir Toledo que trouxe seus educandos para a criação de um jardim na entrada do salão.

Nas salas de aula do Centro aconteciam as oficinas de árvore de natal feira de garrafa pet e pintura no rosto ministradas pelas alunas do Recilei e Recicléu (instituição parceira do Colegiado Cascavel). Era oferecido também o curso de corte de cabelo pelo Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), feira com os produtos do Artesanato da  Comunidade e exposição dos trabalhos realizados pela Cootacar(Cooperativa de Catadores de Cascavel).

Ao meio-dia os alunos, educadores  e colaboradores da ação puderam desfrutar de um almoço produzido pela turma da Oficina de Aproveitamento Total dos Alimentos que foi oferecido pela Itaipu para as mulheres das comunidades em torno do CJ.

Foram distribuídas logo após o almoço cestas natalinas de doces para alunos e crianças da comunidade.

Foto: Assessoria da Univel 
Na parte da tarde, as atividades se concentraram no ginásio do Centro da Juventude, os alunos puderam desfrutar e participar de campeonato de skate, organizado em parceira com a Green Skate Shop, Campeonato de Futsal, campeonato de Basquete de Rua organizado em parceria com a CUFA(Central Única das Favelas), campeonato de Tênis de Mesa em parceira com o Sesc, dança de rua e  brinquedos infláveis.

Para encerramento do evento os alunos e os pais puderam assistir apresentações culturais e a queima de fogos de artifícios e além disso a árvore de natal montada na caixa d'água foi iluminada!

Durante o mais de um mês de organização várias parceiros foram aderindo essa luta, sendo que foram cerca de 25 instituições envolvidas.

As atividades contribuíram para diversos ODMs entre eles: 1, 6, 7 e 8.

Nenhum comentário:

Postar um comentário