8 Jeitos de Mudar o Mundo

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil discute ações para o enfrentamento de desastres naturais


No dia 13 de fevereiro, no salão nobre da Faculdade Campo Real no município de Guarapuava, foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Proteção e Defesa Civil. O comitê organizador é composto por representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social, de Comunicação, de Habitação e Urbanismo e de Planejamento, como também Corpo de Bombeiros, Universidade Estadual do Centro - Oeste e entidades da sociedade civil organizada. O desenvolvimento no decorrer da I Conferência se deu em quatro eixos temáticos: Gestão integrada de riscos e respostas a desastres; Integração de políticas públicas relacionadas à proteção e à defesa civil; Gestão do conhecimento em proteção e defesa civil; e Mobilização e promoção de resposta de proteção e defesa civil na busca de cidades em superação em casos emergenciais.
A Secretaria de Habitação e Urbanismo na comissão, relata que a Conferência integra uma série de ações que podem orientar a administração municipal ao executar um atendimento ágil e unificado às famílias em casos emergenciais. O encontro tem objetivo de promover e fortalecer a participação e o controle social nas políticas públicas do setor, além de tornar Guarapuava preparada para qualquer condição adversa como chuva intensa, alagamento e vendaval.
Essa conferência nos proporciona aparar algumas questões importantes, são elas: A indicação das manifestações de desastres naturais na região sul, o apontamento das soluções de como tratar essa problemática, quais são as orientações que devem ser seguidas pela população e como agir diante de riscos eminentes. Ainda nesse debate, houve a formulação da ideia de desenvolver órgãos de segurança, que trabalhem principalmente na preparação das comunidades para enfrentamento desses casos. Compreendendo que a população é parte ativa na execução de políticas públicas adequadas no luta de casos emergenciais. 
  
Esse evento foi de extrema importância, pois têm se visto que o clima de Guarapuava e região está mudando. A população vem enfrentando granizo, vendaval e até mesmo neve, dessa forma é fundamental que tanto a população quanto as autoridades saibam como agir e estejam preparados com respostas imediatas.
A União da população e do poder público defende os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), pois se tratam de uma relação para o bem de todos. Os Objetivos são: ODM 8 (Todo mundo trabalhando pelo Desenvolvimento) e o ODM 7 ( Qualidade de vida e Respeito ao Meio Ambiente).
A ligação da sociedade civil na fiscalização dos órgãos públicos é essencial em qualquer setor, sendo ela (a sociedade) o órgão receptor das políticas públicas que deve ser orientadas e pautadas em demandas da comunidade, e de características da região, como é o caso dessa I Conferência em Defesa de Proteção da Sociedade Civil. Outro elemento importante é a motivação e divulgação desses eventos para que a sociedade usufrua desse espaço para cobrar do poder público políticas que convêm à região, atendendo suas necessidades e a fiscalização das verbas públicas na aplicação dos setores destinados.

O Estado é formado pelo conjunto de instituições públicas que representam, organizam e atendem (ao menos em tese) os anseios da população que habita o seu território. Entre essas instituições, podemos citar o governo, as escolas, as prisões, os hospitais públicos, o exército, dentre outros. Essa ação proporciona a melhor distribuição de recursos e o poder da união da sociedade na cobrança na atuação do Estado como ferramenta de desenvolvimento das cidades e do Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário