8 Jeitos de Mudar o Mundo

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Secretaria da Mulher inicia comemorações pelos 8 anos da Lei Maria da Penha em Guarapuava




Na quinta-feira, dia 07 de agosto, em uma tarde de formação e entretenimento, a equipe da Secretaria de Políticas para Mulheres realizou instruções para o atendimento à mulher em situação de violência voltada aos agentes comunitários de saúde de Guarapuava. A data foi escolhida por ser o aniversário de oito anos da Lei Maria da Penha. A programação continua durante todo o mês de agosto. “Os agentes comunitários de saúde são profissionais que ficam próximos das pessoas, pois diariamente visitam as famílias e, por isso, neste dia especial, fizemos questão de conversar com esses profissionais tão importantes na Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, diz a vice-prefeita e secretária da Mulher, Eva Schram.
Os profissionais puderam conhecer as ações e o método de trabalho da secretaria, a Lei Maria da Penha, o fluxo de atendimento à mulher e o modo de agir na visita e no contato com as mulheres em situação de violência. “As pessoas que visitamos confiam em nós porque na visita fazemos amizades e elas contam com a nossa ajuda e sigilo. Trabalhar em parceria com a secretaria e saber como orientar as mulheres é muito importante”, destaca Eva Venâncio Batista, agente comunitária de saúde há 12 anos. “Queremos despertar um a um dos profissionais de saúde. Já conversamos com alguns médicos e agora com os agentes para mostrar o caminho para essas mulheres que infelizmente estão em situação de violência para que elas não se sintam sozinhas nesse momento”, esclarece a enfermeira Patrícia Clark, facilitadora da Secretaria de Saúde na Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher.
           A capacitação e a instruções aos agentes comunitários trabalha com a política dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), afim de desenvolver projetos  e ações que possibilitem a igualdade entre os sexos e a valorização da mulher em nossa sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário