8 Jeitos de Mudar o Mundo

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Agentes de endemias dão início à operação de combate a dengue em Cascavel




Começou hoje, 9 de fevereiro, o 1º Ciclo do LirAa (Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti) de 2015. O trabalho, que é realizado pela Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental - Setor de Endemias durará até o dia 12 desse mês. As nove equipes iniciaram os trabalhos de visita logo pela manhã e passarão por aproximadamente 4 mil domicílios, divididos em nove estratos.
 O LirAa é um trabalho diferenciado. Iniciado experimentalmente em 2002, ele possibilita a análise e identificação dos locais com maior índice de proliferação do mosquito e, com isso, intensificar os trabalhos de orientação e eliminação de possíveis criadouros. Anualmente são realizados quatro levantamentos com o intuito de manter o controle da proliferação do Aedes aegypti. Este ano, o primeiro será em fevereiro e o último em novembro.
É com base nesses índices que o Programa de Controle de Endemias promove atividades de combate e prevenção à dengue, principalmente nos pontos mais críticos da cidade. Além de transmitir a dengue, o mosquito também pode transmitir a febre chicungunha.
“Vale lembrar que o período é propício para a proliferação do mosquito, pois são chuvas alternadas com o calor muito forte, o que aumenta a probabilidade de se criar ambientes adequados às larvas. Isso exige maior cuidado por parte da população. As pessoas devem se aumentar os cuidados com descarte de materiais que possam acumular água e denunciar os locais onde há possibilidade de existir criadouros, como terrenos onde existe acúmulo de lixo”, alerta a coordenadora do Programa de Controle de Endemias, Carine Cavalcante.

Essa iniciativa condiz com o ODM 6, ajudando a combater a dengue na cidade.

Fonte:http://www.cascavel.pr.gov.br/noticia.php?id=25544


Nenhum comentário:

Postar um comentário