8 Jeitos de Mudar o Mundo

terça-feira, 14 de julho de 2015

Rede Mulheres Negras do Paraná realiza em Cascavel o evento Mulheres Negras: Raça e Interseccionalidade

A Rede Mulheres Negras do Paraná realiza em Cascavel nesta sexta-feira (17) o evento Mulheres negras: Raça e Interseccionalidade. O debate  faz parte da Marcha das Mulheres Negras 2015, com base na luta contra o racismo e a violência, que será realizada em Brasília no mês de novembro. O evento também faz alusão ao dia da Mulher Afrolatinoamericana e Afrocaribenha, que será comemorado no dia 25 de Julho.
“O objetivo do evento é divulgar a marcha das mulheres negras que acontecerá em novembro em Brasília, como também explicitar a vivência de mulheres negras afrolatinas que sofrem para além do racismo e do machismo”, explica Cleci Martins, organizadora do evento em Cascavel.  A organizadora falou também sobre os motivos da existência de um movimento de mulheres negras, “Nossa militância se torna duplicada, esse será um momento único para nós mulheres negras. Vamos levar mulheres negras de todo o Brasil para Brasília, no entanto, elas precisam saber por que marcham. Essas atividades como a que faremos aqui dia 17 tem esse intuito”.

Programação:

No dia 17, serão realizadas diversas atividades  no período da tarde, haverá oficinas abertas à comunidade sobre a questão de gênero e raça, no Colégio Estadual Itagiba Fortunato, em Cascavel. Estarão presentes membros da comunidade local e das estudantes da Unila para ministrarem a oficina. E a partir das 19h haverá a mesa redonda Mulheres negras: raça e interseccionalidade, com a professora e doutora da Unila, Angela Maria de Souza, e uma representante da Rede Mulheres Negras do Paraná. O evento é gratuito.
O evento organizado pela Rede Mulheres Negras do Paraná, contribui para o alcance do ODM 3, Igualdade entre sexos  e valorização da Mulher, pois oferece a conscientização sobre a luta contra o racismo e a violência contra a mulher.


Nenhum comentário:

Postar um comentário