8 Jeitos de Mudar o Mundo

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Cascavel promove campanha contra tabagismo

Responsável por 5 milhões de mortes anuais no planeta, o tabagismo é um problema de saúde pública global. Apenas no Brasil, 200 mil pessoas morrem anualmente, vítimas do cigarro.
A pessoa que fuma fica dependente da nicotina, que é uma droga poderosa, atuando no sistema nervoso central como a cocaína, heroína e álcool. A diferença é que chega ao cérebro em apenas 19 segundos. 
Os fumantes, se comparados aos não fumantes, apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão,  5 vezes maior de sofrer infarto, 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar, 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.
Se o indivíduo decidir parar de fumar, os riscos diminuem gradualmente. Após 20 minutos sua pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal, após 2 horas não há mais nicotina no seu sangue, após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza, após 2 dias seu olfato já percebe melhor os cheiros e seu paladar já degusta a comida melhor, após 3 semanas a respiração fica mais fácil e a circulação sanguínea melhora, após 10 anos o risco de sofrer infarto do coração será igual ao de quem nunca fumou, e o risco de desenvolver câncer de pulmão cai à metade. Após 20 anos o risco de desenvolver câncer de pulmão será quase igual ao de quem nunca fumou. Ainda é tempo... (Fonte: Secretaria de Saúde)
Pensando na saúde dos cascavelense, a Secretaria de Saúde, por meio de de 24 Unidades de Saúde, oferece à população a possibilidade de parar de fumar, participando de  encontros semanais durante um mês e posteriormente a manutenção do paciente que pode deixar esse vício.. 

A partir da segunda quinzena de janeiro, quem quiser poderá procurar as Unidades de Saúde e falar com enfermeiro ou assistente social para obter as informaçôes  necessárias. Participe você também!
Cascavel se mobilizando em prol dos Objetivos do Milênio, destacando o ODM 8 em busca maneiras para melhorar a expectativa de vida do cidadão cascavelense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário