8 Jeitos de Mudar o Mundo

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Biblioteca Digital Comunitária promove inclusão social e digital em Londrina

     Dia 27 de fevereiro é o Dia Nacional do Livro Didático, tal data comemorativa surgiu com o intuito de valorizar essa ferramenta utilizada pelos professores, que é fundamental para a formação do estudante. Contudo, além das escolas, há outras instituições envolvidas no trabalho da democratização da educação, instituições essas que realizam trabalhos que complementam a formação dos alunos e consequentemente contribuem com o alcance do ODM 2 (Educação Básica de Qualidade para todos).
     Em Londrina quem realiza um trabalho assim é o Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), que foi criado em 12 de maio de 2003 e surge como uma alternativa de oferecer produtos e serviços bancários a baixo custo, proporcionando retorno econômico para seus associados e desenvolvimento social nas comunidades em que atua.  Entre os principais objetivos do Sicoob Paraná está o comprometimento com a transformação social, que se dá através da solidariedade e colaboração entre o cooperado e a comunidade.  Nesse sentido, o Sicoob Paraná criou o Instituto Sicoob PR, responsável por realizar ações e projetos de cunho social que objetivam cooperar com o desenvolvimento da comunidade. Os projetos promovem a inclusão social, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável.
     Entre suas ações e projetos está a “Biblioteca Digital Comunitária”, que através da profissionalização da população da zona norte do município de Londrina, contribui para concretização de dois dos 08 Objetivos do Milênio – “Educação Básica de Qualidade Para Todos” e “Todo Mundo Trabalhando pelo Desenvolvimento”.  A biblioteca foi criada após uma pesquisa realizada junto à Cáritas Arquidiocesana de Londrina, que indicou alto índice de vulnerabilidade social e econômica na região norte da cidade. O projeto que engloba a inclusão digital, serviços culturais, sociais e profissionalizantes teve início em outubro de 2011 e desde então já realizou mais de 10 mil atendimentos até dezembro de 2013.  Entre as atividades promovidas estão cursos de informática básica, operador de informática, acesso à internet, oficinas de confecção de pufs, conto de histórias no contraturno das crianças, curso para mulher empreendedora, e também arrecadação de doações de livros. A biblioteca digital, através da socialização do conhecimento contido nos livros, estudos e pesquisas disponibilizados na internet, busca proporcionar às comunidades da região norte de Londrina, em especial crianças, adolescentes e jovens, o acesso a serviços culturais e sociais que contribuem para sua capacitação profissional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário