8 Jeitos de Mudar o Mundo

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Secretarias da Saúde e Cultura de Maringá lançam a Campanha Carnaval sem Dengue e sem Aids

    As secretarias de Saúde e de Cultura abrem na próxima sexta-feira (28), a campanha Carnaval sem Dengue e sem Aids, com uma ação a partir das 11 horas na Praça Raposo Tavares. Durante todo o período de Carnaval equipes de Agentes de Saúde e do Ambulatório DST/Aids vão aos bailes de rua promovidos pela Prefeitura e aos locais de concentração popular orientando sobre a prevenção da dengue e das doenças sexualmente transmissíveis. 
    A campanha, explica o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, vai alcançar os foliões dos bailes de rua e dos clubes, e também as pessoas que frequentam a noite, mas a meta é chegar a toda população. “Assim como as demais campanhas aproveitamos uma data comemorativa para alertar um público específico, mas com o objetivo de alcançar toda a comunidade porque são assuntos de interesse de todos”.

    

    Sobre a dengue, Nardi lembra que até a semana passada foram 257 casos confirmados, o que deve deixar toda população em alerta contra o mosquito. “Estamos em uma situação de controle, especialmente se comparado ao mesmo período do ano passado, mas a dengue pode evoluir rapidamente se não eliminarmos a água parada nesta época de chuva e calor”, alerta o secretário.
    Em relação às doenças sexualmente transmissíveis, especialmente a Aids, o Ambulatório DST/Aids da Secretaria de Saúde estará orientando especialmente os jovens e frequentadores dos bailes de Carnaval sobre a importância da prevenção. Serão distribuídos materiais informativos e preservativos, além da orientação sobre a testagem oferecida regularmente pelo Ambulatório, que fica anexo à P
oliclínica Zona Sul, no Jardim Tabaetê.

Essa ação está ligada ao ODM6 - Combater o HIV/Aids, malária e outras doenças, detendo sua propagação e começando a inverter a tendência atual.
Para tal, dependerá fundamentalmente do acesso da população à informação e aos meios de prevenção e de tratamento, sem descuidar da criação de condições ambientais e nutritivas que estanquem os ciclos de reprodução dessas doenças. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário