8 Jeitos de Mudar o Mundo

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Secretaria de Saúde de Maringá e Comitê de Aleitamento Materno iniciam capacitação da IUBAAM

 A Secretaria de Saúde e o Comitê de Aleitamento Materno de Maringá iniciaram nesta segunda-feira (24), uma capacitação da IUBAAM – Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação para os novos funcionários da pasta. O treinamento, realizado no auditório da Secretaria de Saúde, das 8 às 12 horas, vai até a próxima sexta-feira, 28 de fevereiro. A coordenadora de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde, Rita Kikuchi, abriu a capacitação destacando o trabalho realizado em todas as Unidades Básicas.
     A Iniciativa, explica o secretário de Saúde, Antônio Carlos Nardi, concede o título de Unidade Básica Amiga da Amamentação às UBS que desenvolvem os 10 Passos para o Sucesso da Amamentação. “As equipes das unidades, desde as recepcionistas até as enfermeiras e pediatras, são capacitadas para trabalhar com as gestantes,  as mães e até as avós a importância da amamentação nos primeiros anos de vida do bebê”, lembra Nardi.
      Os 10 passos são ações que a UBS deve desenvolver para promover, proteger e apoiar o aleitamento materno. Todos os funcionários das Unidades são capacitados para promover estas ações, a fim de tornar o aleitamento materno uma prática, evitando o desmame precoce e contribuindo significativamente para a saúde e bem estar dos bebês e suas mães. A capacitação é um curso de 20 horas teóricas e quatro horas práticas, utilizando a metodologia da Educação Permanente em Saúde, com dinâmicas de grupo, oficinas de discussão e dramatizações, entre outras ações. Todos os  funcionários das 29 UBS já passaram por esta capacitação, e estão aptos para ajudar e apoiar a mãe a amamentar seu bebê.
    Sempre que são contratados novos profissionais para as Unidades Básicas esta capacitação é realizada, mantendo todas as equipes preparadas dentro do que prevê o IUBAAM. Além disto, todas as Unidades atualmente tem um espaço apropriado para a mãe amamentar, onde as mães encontram orientação e espaço adequado inclusive com poltronas adequadas.

    O Comitê de Aleitamento Materno vem trabalhando também com as servidoras dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI), capacitando-as sobre amamentação, possibilitando à mãe trabalhadora que necessita levar o bebê à creche com idade inferior à seis meses de idade, continuar amamentando. Também com relação às maternidades de Maringá, acontece anualmente uma capacitação realizada pelo Comitê sobre o manejo da lactação para seus  profissionais.
     Para o próximo dia 3 de abril está programada uma capacitação em manejo do aleitamento para 70 coordenadoras e líderes da Pastoral da Criança. “Desta forma, o Comitê procura integrar todas as instituições de assistência à saúde da mulher e da criança, trabalhando em rede,  considerando a importância do aleitamento materno que é a estratégia isolada que mais previne a mortalidade infantil”, explica a Rita Kikuchi, da Coordenação de Aleitamento Materno da Secretaria de Saúde.


Essa Ação está ligada ao ODM 4 - REDUZIR A MORTALIDADE INFANTIL e o ODM 5 - MELHORAR A SAÚDE DAS GESTANTES.



Nenhum comentário:

Postar um comentário