8 Jeitos de Mudar o Mundo

segunda-feira, 2 de junho de 2014

Londrina realiza a 2ª Mesa Redonda pelo Dia Nacional de Prevenção da Mortalidade Materna

Aconteceu em Londrina, no último dia 29, no Anfiteatro do Hospital Universitário, a 2ª Mesa Redonda pelo Dia Nacional de Prevenção da Mortalidade Materna: Uma abordagem multiprofissional. O evento foi organizado pelos alunos de Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher da Universidade Estadual de Londrina e contou com a participação de estudantes e profissionais da área da saúde, além de representantes dos grupos voluntários de apoio a gestantes apoiadores do Nós Podemos Londrina. 
De acordo com a Prof.ª Dr.ª Thelma Malagutti Sodré, Coordenadora da Residência em Saúde da Mulher, a proposta do evento foi de contextualizar sobre os aspectos relacionados aos casos de saúde gestacional, enfatizando uma abordagem técnica de cada área e a importância da assistência multiprofissional como política eficaz ao enfrentamento a Mortalidade Materna. 
A programação do debate contou com a participação da enfermeira e docente Deise Serafim da Universidade Estadual de Maringá que falou sobre os índices, notificações e causas da mortalidade materna no estado e explicou sobre a atuação dos comitês nos municípios do Paraná. Os demais temas foram debatidos pelos professores docentes da Universidade Estadual de Londrina que fazem parte do programa “Atendimento Multiprofissional em Saúde da Mulher”. Crivaldo Gomes Cardoso Jr. profissional de Educação Física salientou a importância da atividade física moderada e preventiva durante a gestação. A psicóloga Silvia Nogueira Cordeiro abordou os conflitos, fatores psicoafetivos e emocionais durante o puerpério. Já a farmacêutica Joice Mara Cruciol enfatizou a vulnerabilidade e a falta de orientação aos adolescentes com relação aos s métodos contraceptivos e a nutricionista Clisia Mara Carreira fez uma alerta sobre a alimentação inadequada e falta de nutrientes das mães. 

Esta iniciativa colabora com os indicadores do ODM 5 e a Redução da Mortalidade Materna, um dos temas de maior atenção com relação as Metas do Milênio. De acordo com os Comitês Regional e Estadual de prevenção da morte Materna no Paraná as principais causas de morte materna entre 1990 a 2010 no Estado são as hemorragias, doenças hipertensivas específicas da gestação, infecções puerperais, aborto e complicações anestésicas e ainda constatadas que a maior parte destas mortes (82%) foram consideradas como evitáveis.



2ª Mesa Redonda pelo Dia Nacional de Prevenção da Mortalidade Materna


Nenhum comentário:

Postar um comentário